Guru dos negacionistas, Vladimir Zelenko morre aos 48 anos

Atualizado em 30 de junho de 2022 às 23:29
Doutor Vladimir Zelenko

Vladimir Zelenko morreu nesta quinta (30) e a causa de seu óbito não foi divulgada. O médico é conhecido por ser guru dos negacionistas e por criar o “kit covid”, um conjunto de remédios contra covid com hidroxicloroquina, zinco e azitromicina.

A morte do médico foi divulgada pela Front Line COVID-19 Critical Care Alliance (FLCCC), grupo que promoveu o uso das drogas sem eficácia comprovada durante a pandemia.

Zelenko ficou conhecido após Donald Trump divulgar seu “protocolo”. O médico alegava ter curado 100% dos pacientes com coronavírus em sua comunidade sem hospitalização. Em vida, ele teve vários conteúdos, que não tinham comprovação científica, retirados do ar pelo Twitter, Facebook e YouTube.

O médico influenciou diversos negacionistas brasileiros, que promoviam o uso dos remédios, como o virologista Paolo Zanotto, do “gabinete paralelo” do Ministério da Saúde. Ele acabou influenciando a Prevent Senior, que testou os medicamentos em cobaias humanas durante a pandemia.

Vladimir Zelenko nasceu na Ucrânia em 1973 e se formou na Escola de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade de Buffalo, no estado de Nova York, em 2000. Ele era casado e deixa oito filhos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.