Estadão diz que Lula venceria no 1º turno se eleições fossem hoje

Enquanto isso, os outros pré-candidatos à Presidência registraram estabilidade até o momento

Atualizado em 4 de julho de 2022 às 13:32
Lula
Ex-presidente Lula
Foto por: Ricardo Stuckert / Divulgação

Como apontam dados, a 90 dias do primeiro turno das eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na frente de seu maior concorrer, o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparecendo com 46% nas pesquisas de intenção de votos, enquanto Bolsonaro aparece com 30%.

Esse índice é mostrado pelo Estadão Dados com base na média entre as pesquisas mais recentes de 14 empresas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nas últimas semanas, Lula chegou a oscilar um ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro, mas o chefe do Executivo manteve o mesmo número.

Enquanto isso, os outros pré-candidatos à Presidência registraram estabilidade até o momento. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) se destaca como terceiro colocado, com 8%, seguido por André Janones (Avante), e Simone Tebet (MDB), empatados com 2% cada um no quarto lugar.

Se descontados os brasileiros indecisos ou que dizem que votariam em branco ou nulo, Lula tem 53% e Bolsonaro, 34% do total das intenções de voto. Posto isso, entende-se que o petista seria eleito em primeiro turno se as eleições acontecessem nesta segunda-feira, 4 de julho, de acordo com a Média Estadão Dados.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link