Senado aprova empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Agora o projeto segue para sanção presidencial

Atualizado em 7 de julho de 2022 às 13:43
PEC dos Precatórios
Senado aprova medida que libera empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil. Imagem: Reprodução.

 

Nesta quinta-feira (7), foi aprovada pelo Senado a medida provisória que autoriza que beneficiários do Auxílio Brasil peguem empréstimo consignado, com limite de até 40% do valor. Essa liberação também é válida para aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) – pago a idosos e pessoas com deficiência que comprovem estar em situação de vulnerabilidade. Agora o projeto segue para sanção presidencial.

Essa medida inclui pensionistas e aposentados pelo INSS, aumentando o valor deste empréstimo consignado para 45%, e ela também autoriza que a União desconte direto do indivíduo as parcelas do empréstimo, em que completa esclarecendo que a responsabilidade da dívida não pode cair sobre a União.

Essa margem é estipulada para que essas pessoas não fiquem completamente endividadas e consigam quitar a dívida. No caso do cartão de crédito consignado, ele funciona como um cartão de crédito normal, mas a fatura também é cobrada diretamente do salário ou do benefício de quem solicitou o empréstimo, e as taxas de juros podem variar dependendo do que foi escolhido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.