Governo Bolsonaro quer investigação contra médicos por aborto legal em menina de 11 anos

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 18:23
Foto: Evaristo Sá/AFP

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, solicitou investigações sobre o aborto legal realizado após o estupro de uma criança de 11 anos em Santa Catarina.

A pasta enviou ofícios a órgãos solicitando a apuração da conduta dos médicos que fizeram o procedimento. Além disso, pediu investigação sobre o vazamento do vídeo da audiência que revelou o caso.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, disse ter recebido “denúncias” de violação de direitos da criança e adolescente devido ao vazamento da audiência com a juíza Joana Ribeiro Zimmer, logo após terem sido feitos os pedidos.

Nas imagens, a menina e a mãe são induzidas pela magistrada a desistirem do aborto legal. No entanto, após o caso vir à tona, a ordem de Zimmer foi para que a criança ficasse em um abrigo, e a menina pôde realizar o aborto legal e voltar para casa.

A pasta também enviou um pedido ao Ministério Público solicitando a apuração da “responsabilidade cível e criminal” da equipe médica que deu prosseguimento ao aborto, realizado em conformidade com a lei, já que a gestação foi decorrente de um estupro.

Também foram enviados ofícios ao Conselho Federal de Medicina e ao Conselho Regional de Medicina para apurar “a conduta ética” da equipe.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.