YouTube derruba live de Bolsonaro sobre urnas e analisa fake news a embaixadores

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 9:49
Em discurso a diplomatas estrangeiros, Jair Bolsonaro voltou a espalhar fake news e teorias da conspiração contra o sistema eleitoral

Nesta segunda-feira (18), o YouTube derrubou uma live de julho de 2021 em que o presidente Jair Bolsonaro faz conspirações e afirmações infundadas sobre a segurança das urnas eletrônicas. O conteúdo do vídeo embasou parte do que foi apresentado no evento desta segunda-feira (18) com embaixadores. A empresa também avalia se vai manter no ar a reunião.

A embaixadores, o presidente fez um discurso golpista e deu a entender que uma empresa estrangeira conta os votos, não a Justiça Eleitoral. Disse também que há mais de cem vídeos com apoiadores reclamando que a urna autocompletou o número 13, do PT, na eleição passada, e que “o próprio TSE diz que em 2018 números podem ter sido alterados”, o que é mentira.

Desde março, a plataforma de vídeos do Google tem uma política que garante a remoção de conteúdos que contenham alegações falsas de fraudes, erros ou problemas técnicos sobre a eleição de 2018.

Embora tenha retirado o vídeo de Bolsonaro de 29 de julho de 2021, existem mais três cópias dessa transmissão, uma na TVBrasilGov, com 1,8 milhão de visualizações, outra na TVPajeu e outra na Jovem Pan, com quase 303 mil visualizações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.