Bolsonaro é o candidato mais rejeitado por jovens de 16 a 29 anos, diz Datafolha

A avaliação do atual governo também é pior entre esse público, sendo considerada por 55% como ruim ou péssima

Atualizado em 27 de julho de 2022 às 13:41
Presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.
Foto: Rodrigo Machado

Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (27), apontou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, como o mais rejeitado pelo público jovem (de 16 a 29 anos). Segundo o levantamento, 67% – mais da metade – dos entrevistados deste foco, que abrange 12 capitais do país, não aprovam o presidente.

Atrás de Bolsonaro, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 35% de rejeição, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 22%; General Santos Cruz (Podemos), com 10%; Vera Lúcia (PSTU), 7%; Pablo Marçal (Pros), 6% e Eymael (DC), com 6%. Os outros pré-candidatos tiveram rejeição de 5% ou menos.

Essa pesquisa com jovens apresenta margem de erro de três ponto percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. Para o levantamento, foram ouvidas 935 pessoas entre os dias 20 e 21 de julho.

Na última pesquisa Datafolha, do final de junho, o chefe do Executivo era rejeitado por 55% dos entrevistados (público geral), contudo, a rejeição de Bolsonaro em relação aos jovens mostra um resultado significativo, já que ele é mais rejeitado por esse nicho do que pelo público geral.

Entretanto, o petista era rejeitado por 35% do público geral na época da última pesquisa, ou seja, a parcela que afirma jamais votar em Lula é proporcional, tanto para os jovens quanto para todos os públicos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.