Lula lidera entre católicos e espíritas; Bolsonaro, entre evangélicos, diz Datafolha

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 19:29
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (28) o ex-presidente e pré-candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o preferido pela maioria dos eleitores que se declaram católicos (52%) e espíritas (51%). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera entre evangélicos, com 43%.

Considerando somente os católicos, o levantamento aponta que se o primeiro turno acontecesse hoje, o petista teria 52% dos votos totais. Em seguida aparece Bolsonaro com 25%. Logo após, Ciro Gomes (PDT), com 9%; Simone Tebet (MDB), com 2%, e André Janones (Avante), com 1%.

Entre os espíritas/kardecistas o cenário é bem similar. Lula tem 51% e Bolsonaro, 26%.

Já entre os evangélicos, o ex-capitão alcança 43% das intenções de voto e Lula fica em segundo lugar, com 33%. Ciro Gomes (PDT), aparece novamente em terceiro com 6%.

Do total de entrevistados, 53% disseram ser católicos, enquanto 25% se declararam evangélicos e menos de 3%, espíritas.

Vale destacar que Lula tem 18 pontos de vantagem sobre seu principal adversário Jair Bolsonaro (PL) na amostra total dos votos e pode sair vitorioso já no primeiro turno. O ex-presidente tem 47% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo tem 29%.

O levantamento feito pelo pelo Datafolha ouviu 2.556 eleitores presencialmente em 183 municípios de todas as regiões do País, entre os dias 27 e 28 de julho de 2022, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.