Com Bolsonaro, 70% dos brasileiros desconfiam das Forças Armadas, diz pesquisa

Atualizado em 9 de agosto de 2022 às 6:33
Integrantes das Forças Armadas e presidente Jair Bolsonaro
Foto por: Marcos Corrêa / PR

De acordo com a sondagem do Instituto Ipsos realizada em 28 países entre maio e junho, os brasileiros estão entre os que menos confiam em suas Forças Armadas. No governo Bolsonaro, apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares.

O índice é igual ao atingido entre os poloneses. E só não é mais baixo do que os verificados entre os colombianos (29%), os sul-africanos (28%) e os sul-coreanos (25%). A taxa brasileira ficou 11 pontos percentuais abaixo da média global, de 41%. O sentimento de credibilidade também caiu em relação ao ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nos militares.

O levantamento, intitulado Confiabilidade Global, mediu a percepção de cidadãos sobre a confiança relacionada a algumas profissões. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.

No outro extremo, 64% dos brasileiros que responderam à pesquisa apontaram os professores como o grupo mais confiável. Depois aparecem os cientistas (61%) e os médicos (59%). O levantamento, online, consultou 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link