
Miriam Leitão, em sua coluna dominical no Globo, mostrou que, de acordo com a pesquisa Datafolha, os pobres votam majoritariamente em Lula e que a fala de Jair Bolsonar negando a fome no país, “ só mostra que governante desprezível ele é.”
Leia trechos:
O Brasil está dividido em várias questões, mas uma fratura na escolha do eleitor é muito reveladora do país que somos. Os pobres votam em Lula na esperança de um ambiente econômico que os favoreça, os não pobres de qualquer nível de renda dão mais votos a Bolsonaro.(…)
Nada resolverá quem nega a existência do problema. O presidente Bolsonaro em mais uma odiosa declaração negou que a fome exista no país. Ela é uma realidade gritante e, ao dizer o que disse, Bolsonaro só mostra que governante desprezível ele é.
Os pobres votam majoritariamente em Lula. Entre os não pobres há vantagem para Bolsonaro.(…)
Na realidade, o que se vê é um país que aprofunda suas divisões de renda. Na Central das Eleições da Globonews, o comentarista Mauro Paulino fez uma pergunta à pesquisa Datafolha. O que acontece com todos os outros recortes — religião, cor da pele, região e gênero — se incluirmos a variável renda como o grande divisor.(…)
O grupo é formado por quem ganha até dois salários mínimos. Inclui os miseráveis e os que têm muita dificuldade de suprir as necessidades básicas. Do outro lado do campo político ficam os que não são pobres. Essa divisão revela o pior do país que o Brasil tem sido: excludente, apartado, com políticas sociais concentradoras de renda, com a captura do Estado pelas mais diversas elites, com as cicatrizes de um país que se organizou em sesmarias, capitanias e escravidão. Não temos que carregar essa bola de ferro acorrentada a nossos pés. (…)