Empresários avaliam abandonar Bolsonaro para apoiar Lula após 7 de Setembro

Atualizado em 1 de setembro de 2022 às 12:21
Jair Bolsonaro em encontro com empresários

Boa parte dos empresários que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), com exceção daqueles que apoiam um possível golpe, tem o 7 de setembro como a data para decidir se segue com ele ou se desembarca de vez do ex-capitão. A informação é da colunista do jornal O Globo Bela Megale.

O fator determinante da decisão será o tom das falas de Bolsonaro nesta data. Segundo a jornalista, se o presidente continuar batendo na tecla sobre a veracidade das urnas, e sobre seu ímpeto golpista, muitos desses empresários migrarão para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um grupo de donos de empresas que chegou a se encontrar com Bolsonaro em uma reunião recente afirmou que, apesar de estar em sintonia com as pautas defendidas pelo atual governo, sabe que o petista não trará surpresas e prefere a estabilidade do que “rompantes golpistas”.

O recado já chegou a integrantes da campanha bolsonarista, que trabalham intensamente para que o chefe do Executivo não se comprometa na data. De acordo com auxiliares de Bolsonaro, hoje a tendência é que ele não discurse no desfile de Brasília, mas que faça uma fala no Rio de Janeiro.

Além disso, a campanha está atuando para que o presidente esqueça de vez o tema das urnas e do Judiciário e foque na “liberdade de expressão”, mas dessa vez, sem ataques.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.