
Foto: Alexandre Guzanshe
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu nesta quinta-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem qualquer relação com o irmão de Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro (PL).
A ministra Maria Cláudia Bucchianeri identificou caráter desinformador do compartilhamento de uma foto do petista, em que ele aparece ao lado de um homem falsamente identificado como irmão de Adélio.
A imagem repercutiu em redes sociais como Twitter, Facebook, Gettr e Kwai. Apesar de ser identificado como o irmão do autor da facada em Bolsonaro, o homem é na verdade o médico Marcos Heridijanio, que foi candidato a deputado federal pelo PT nas eleições de 2018.
“Consoante esclarecido por diversos veículos de comunicação e agências de checagem de fatos, o homem que aparece ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na foto compartilhada pelas postagens questionadas é Marcos Heridijanio Moura Bezerra, médico e candidato ao cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores no pleito de 2018”, afirmou a ministra.
A corte eleitoral confirmou, então, o entendimento da decisão liminar de que o compartilhamento da foto possui a clara tentativa de vincular, falsamente, o ex-presidente a Adélio para disseminar informações incorretas aos eleitores brasileiros.
Na decisão da última segunda-feira (29), o TSE já havia determinado que as publicações fossem excluídas “de modo a proteger a honra dos candidatos e garantir o livre exercício do voto”.