Bolsonaro cresce 1 ponto, mas Lula lidera com 8 de diferença, diz Ipespe

Atualizado em 10 de setembro de 2022 às 11:01
Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Foto/Reprodução

O Ipespe divulgou neste sábado (10) pesquisa trazendo novos números da corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando com 44%. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36% das intenções de voto. O presidente oscilou positivamente um ponto.

Na última pesquisa, divulgada em 3 de setembro, Lula havia oscilado positivamente um ponto, chegando aos mesmos 44%. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tinha 35%, mesmo patamar do levantamento anterior, divulgado pelo instituto no final de agosto.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%: Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB).

Os nomes de Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros) – que teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – constavam da lista de candidatos, mas não foram citados.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Imagem

No segundo turno, Lula vence Bolsonaro com 52% dos votos contra 39%. Em votos válidos. o petista chega a 57,14% das intenções. O atual mandatário tem 42,86%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

O levantamento, realizado por telefone, ouviu 1.100 pessoas entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07606/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.