“Campanha paralela”: Empresários e pastores criam fundo para custear materiais para reeleição de Bolsonaro

Atualizado em 27 de setembro de 2022 às 9:25
Site do Casa da Pátria. Foto: Reprodução

Empresários e pastores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) criaram um fundo financeiro para custear materiais destinados à reeleição. A Casa da Pátria, como foi batizada a ação, é definida como uma ‘campanha paralela”.

A iniciativa se apresenta como “o maior movimento civil de apoio” a Bolsonaro. Foi idealizado pelo Movimento Acorda, que se posiciona contra o “ativismo judicial” do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta do grupo é planejar, criar e distribuir bandeiras que trazem nome, número de urna, slogan de campanha e foto de Bolsonaro.

Um site que apresenta o movimento e recolhe dados de eleitores, como número de WhatsApp e endereço, foi criado no fim de julho pela Íconi Marketing, de Pernambuco, empresa de Raimundo Barreto. ”Somos voluntários. Eu desenvolvi a página e toda a estratégia de marketing do Casa da Pátria”, disse o empresário.

A lei eleitoral veda a veiculação de propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. A página do Casa da Pátria não está relacionada entre as que Bolsonaro informou à Justiça Eleitoral que usaria para campanha.

Os gastos podem configurar caixa 2, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. Para o professor da Universidade Federal da Paraíba Marcelo Weick Pogliese, as informações prestadas publicamente pelo movimento político sugerem que as despesas superam os R$ 1.064,10 que voluntários podem gastar para promover candidaturas.

“O que vemos é uma padronização de material, portanto efetivamente uma propaganda eleitoral. Como esses valores ultrapassariam os R$ 1.064,10, precisariam ser objeto de prestação de contas do candidato. Tem que passar pela conta, se não é configurado caixa 2″, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.