VÍDEO – Joaquim Barbosa diz que Bolsonaro é “abjeto, desprezível” e pede voto em Lula

Atualizado em 27 de setembro de 2022 às 13:32
Joaquim Barbosa declara apoio a Lula em vídeo

Em vídeo publicado nesta terça-feira (27), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa declara seu voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano e detona o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo foi feito em Paris, onde Barbosa está de férias, e encaminhado ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Lula, no domingo (25).

O magistrado afirma na gravação que, em 2018, avisou aos brasileiros que Bolsonaro seria uma “péssima escolha” e diz que o ex-capitão “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”.

“Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada”, afirma o ex-ministro. “Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país. Nós perdemos muitas oportunidades com isso”.

“É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”, completa Joaquim Barbosa.

Veja o vídeo:

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.