Messi tem última chance de repetir Maradona e conquistar a Copa do Mundo

Atualizado em 7 de outubro de 2022 às 14:57

Ninguém discorda que Lionel Messi é um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas muitos argentinos ainda acham que lhe falta uma coisa: conquistar a Copa do Mundo. Afinal, a Argentina já provou que pode fazer isso e levantou a taça em duas ocasiões: 1978 e 1986. A pergunta que fica é: o camisa 10 poderá liderar seu time rumo ao tricampeonato, no Catar? Torcedores mais empolgados já estão dando seus palpites para o Mundial com o codigo bonus bet365.

Lionel Messi tem como sua principal sombra o legado de Maradona. A comparação entre os dois é inevitável: ambos são argentinos, canhotos, de baixa estatura e atuam em uma posição parecida no campo. Os números podem indicar que o craque do Paris Saint-Germain seja melhor, mas futebol não se resume a estatísticas.

Em uma estatística, o gol de mão de Maradona, contra os ingleses, na Copa do Mundo de 1986, vale tanto quanto um gol que Messi possa ter feito contra o Girona, quando defendia o Barcelona. Mas, como se nota, existe todo um contexto no futebol. E no quesito emoção, Maradona é praticamente insuperável.

O camisa 10 liderou a Argentina na conquista de um Mundial épico. O país vivia momentos de dor e luto, pois havia acabado de sair de uma ditadura militar (1976-1983) e de perder a Guerra das Malvinas (1982). Nesses tempos de sofrimento, o futebol é capaz de resgatar a alegria e o orgulho das pessoas – neste caso específico, o orgulho de ser argentino.

E foi isso o que Maradona fez. Com atuações de tirar o fôlego, o camisa 10 foi ajudando a Argentina a superar os adversários. Nas quartas de final, contra a Inglaterra, ele fez os dois gols da vitória por 2 a 1: o primeiro, já mencionado, foi “La Mano de Diós”. O segundo, tão famoso quanto o outro é aquele em que Maradona recebe a bola em seu campo de defesa e dribla meio time inglês antes de balançar a rede.

Depois, veio a semifinal, e o adversário era o forte time da Bélgica. O jogo terminou 2 a 0 para a Argentina – e os dois gols foram marcados por Diego Maradona. Na final, a Albiceleste encarou a então bicampeã Alemanha. O jogo foi duro e terminou 3 a 2 para os argentinos, com Maradona dando o passe para o gol do título.

Por tudo isso, Maradona permanecerá para sempre na memória dos argentinos. Aquele título foi mais do que futebol: foi quase o renascimento de um povo. Lionel Messi é um dos grandes craques da história e se quiser um lugar ainda mais especial no coração dos argentinos, terá a chance de repetir o feito de Maradona e levar a taça para Buenos Aires.