
A prefeitura de Vassouras, cidade do Rio de Janeiro onde acontecem os Jogos Universitários de Medicina RJ-ES, baniu os estudantes da Unig (Universidade Iguaçu) e multou a instituição de ensino do campos de Itaperuna, também no Rio, depois que um vídeo em que os universitários entoam frases de ofensa a motoboys viralizou na web.
O prefeito de Vassouras, Severino Dias (DEM), deu a notícia em suas redes sociais e disse que o valor da multa, que não foi especificado, será revertido na compra de uma moto, que será sorteada entre os motoboys da cidade.
“Essa faculdade não participa mais de jogos aqui na nossa cidade. Os estudantes são bem-vindos aqui, mas têm que ter respeito, principalmente respeito com o ser humano”, avisou o prefeito.
Dias também classificou o “grito de guerra” como um “ato explícito de preconceito e desrespeito à uma classe de trabalhadores digna e essencial”, além de lembrar da importância que esses profissionais tiveram para que o país continuasse funcionando durante a pandemia da Covid-19.
“Acredito que o esporte une pessoas, raças, credos e classes. Mas tudo que ouvimos foi o contrário disto”, completou ele.
Durante os jogos do Intermed RJ-ES, alunos da Unig foram filmados enquanto provocavam a equipe adversária ao som de “Ei, eu sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy”. A competição é o maior evento esportivo universitário da América do Sul e reúne turmas de medicina do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Nas filmagens, que viralizaram nas redes sociais e repercutiram negativamente, também é possível ouvir os estudantes dizendo “meu dinheiro não acaba”, em provocação aos adversários. Confira:
Estudantes de medicina da UNIG para oponentes nos jogos Intermed RJ-ES: "Ei, eu sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy" pic.twitter.com/Tx2MvHYUtG
— Julinho Bittencourt (@JotaBittencourt) October 11, 2022