Lula e a razão para ir de jatinho à COP27 no Egito, segundo especialista

Atualizado em 14 de novembro de 2022 às 11:09
Lula chama Bolsonaro de “psicopata” e detona Moro em Curitiba
Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Especialista em aviação comercial, o empresário Edson Salvio Junior, sócio-diretor na BIOMA Solutions, foi às redes sociais explicar a motivo pelo qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará de jatinho à COP27 no Egito, na próxima segunda-feira (14).

O presidente eleito embarcará em um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano, que atualmente sedia a COP27.

De acordo com Edson, o uso do jatinho “faz todo sentido não só pela segurança de Lula, mas principalmente para a segurança de todos os passageiros dos trechos que ele poderia voar em aviação comercial”:

Como se eu previsse. A história do jato executivo apareceu mais rápido do que eu pensava. Aparentemente Lula usará um G 600 para voar ao Egito de propriedade do Júnior da Qualicorp. Como já falei sobre a motivação de segurança vamos ao mercado de jatos executivos e seu uso.

O voo direto de 10 mil km tem duração prevista de 12 horas e poucos jatos executivos têm esta autonomia, o G600 é um deles, o Falcon9 outro. Todos estes brinquedinhos custam os olhos da cara. O custo não é alto apenas para tê-lo, é muito alto mantê-lo também.

Como estes empresários têm baixa utilização de suas aeronaves não é raro (é quase uma norma) eles arrendarem as aeronaves para empresas de táxi aéreo para que vendam horas de voo e assim reduzir o custo final do brinquedinho.

Vamos a um exemplo recente com o próprio Lula. Quando saiu de Curitiba Lula foi transportado por um Legacy 650 da Embraer do empresário Luciano Huck. A imprensa corretamente divulgou a notícia, afinal não existem segredos na aviação.

Com o registro da aeronave e um computador facilmente se chega ao RAB e nele você encontrará todo o registro de propriedade e técnico da aeronave, inclusive o operador. Operador é a empresa que tem autorização para utilizar comercialmente a aeronave.

No caso do jato usado por Lula, o registro de propriedade era de uma empresa do Luciano Huck e o operador um Taxi aéreo chamado Icon aviation (daqui a pouco falo quem é/era o dono da Icon). O PT havia fretado um voo de CWB para CGH e a Icon escalou esta aeronave para fazê-lo.

Muito provavelmente o PT e Lula só souberam de quem era dono da aeronave através da imprensa. Em aviação executiva quem define a aeronave é a missão que ela cumprirá. Um voo CGH-CWB pode ser realizado por todas as aeronaves de táxi aéreo que eu conheço.

O que definirá a aeronave é o no. de PAX do voo. Um voo direto entre CGH-CAI restringe esta definição a muitas poucas escolhas e o G600 é uma delas. Antes de acusar quem é o malvadão da história e acusar Lula ou o Júnior de picaretagem, lobby, roubo e colocar ambos na fogueira.

É necessário saber: 1. Quem está operando o vôo? 2. Se é um táxi aéreo, quem é o contratante? Se o operador é a empresa do Júnio ou se o contratante é um ente privado teremos um problema de conflitos de interesse. Vamos ao que eu sei.

Lula está indo a COP 27 como convidado do estado do Pará. Não sei se a aeronave com capacidade para 12 passageiros levará outras pessoas além da tropa do Lula, tem capacidade. Está correto Lula viajar em aviação executiva para o Cairo?

Como vimos em um tweet anterior, faz todo sentido não só pela segurança de Lula, mas principalmente para a segurança de todos os passageiros dos trechos que ele poderia voar em aviação comercial. A equipe de segurança de autoridades da PF deve ter exigido o voo fretado.

Espero ter diminuído o ruído de mais este stress. Ahh esqueci. A Icon aviation é/era do Michael Klein. Foi resultado da consolidação do segmento de táxi aéreo através da holding CB Air que gerenciava a frota particular dele e hoje é o maior operador de táxi aéreo do Brasil.

PS: “Ahhh seu comunixxxxta, vc passa muito pano p/ o barba como sempre”, dirá o minion revoltadinho. Sim.. isso… teu médico mandou não te contrariar. Troque Lula por biroliro e Júnior por Hang (que tem um G650 e continua devendo impostos) e eu escreveria o mesmo tweet.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clicando neste link
Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.