“Com amor e respeito, podemos construir um Brasil sem racismo”, diz Lula no Dia da Consciência Negra

Atualizado em 20 de novembro de 2022 às 10:29
Ex-presidente Lula com bandeira do Brasil
Lula com a bandeira do Brasil
Foto: Reprodução/PT

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais neste domingo (20) para divulgar uma nota sobre o Dia da Consciência Negra. Para ele, “o racismo é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos”. “Com amor e respeito, podemos construir um Brasil sem racismo”, afirmou o petista:

A escravidão começava pelo esquecimento da humanidade do povo negro. E o racismo se mantém até hoje pelo esquecimento do processo que nos formou como nação. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas.

Ainda hoje, existe um racismo silencioso e cúmplice, que se expressa nas oportunidades negadas à maioria do povo pela cor da pele. O racismo é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos.

O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, marca uma triste página do Brasil que não podemos esquecer. Mas também recorda a luta do povo negro por sua libertação.

Se quisermos um futuro de justiça e democracia, precisamos ser antirracistas. Cultivando o amor e o respeito, com igualdade de direitos e oportunidades, podemos construir um Brasil sem racismo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.