Ida de Lula aos EUA pode não contar com a colaboração do Itamaraty

Atualizado em 4 de dezembro de 2022 às 7:42
Luiz Inácio Lula da Silva falando em microfone e gesticulando, de terno e gravata
O presidente eleito Lula (PT). Reprodução/Instagram

A ida do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos ainda nesse mês de dezembro pode não contar com a ajuda da embaixada brasileira em Washington. A informação é da Folha de S. Paulo. Lula pretende se encontrar com o presidente estadunidense Joe Biden após a sua diplomação, que acontece no próximo dia 12.

O atual embaixador do Brasil no país norte-americano é Nestor Forster, muito identificado com Jair Bolsonaro (PL), que já escreveu cartas à imprensa defendendo o atual presidente, além de ser próximo de figuras bolsonaristas. Até agora, a equipe de Lula não acionou o Ministério das Relações Exteriores sobre a viagem. A Casa Branca ainda não confirmou o convite ao presidente eleito.

A viagem foi anunciada na quarta-feira (30) pelo ex-ministro Fernando Haddad. Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, virá ao Brasil nesta segunda-feira (05) e a visita servirá, também, para discutir os detalhes da ida a Washington ainda neste ano. De acordo com a Folha, as conversas de Lula com Biden devem contemplar Haiti e Venezuela.

No entanto, há dúvidas sobre a estrutura que receberá o petista fora do país, porque o Itamaraty não é obrigado a organizar a viagem de Lula antes de ele assumir de fato o cargo, e o mais provável é que aconteça a mesma configuração da recente passagem dele por Portugal: não se hospedou na embaixada em Lisboa e não recebeu apoio diplomático. No país europeu, Lula se encontrou com o presidente, o premiê e o embaixador portugueses, sem precisar da presença do embaixador brasileiro.

Por telefone, um assessor do Ministério das Relações Exteriores disse à Folha apenas que o órgão não foi acionado por Lula, mas não respondeu sobre se o Itamaraty auxiliará o petista antes da cerimônia de posse caso seja solicitado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Gaspodini
Victor Gaspodini é jornalista, mora em Florianópolis e torce para o Avaí Futebol Clube.