
Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de dezembro de 2022 apontou que desde o início da campanha eleitoral a opinião dos brasileiros sobre militares na política ficou estável. O levantamento mostrou que 36% dos brasileiros acham que a presença dos militares na política e no governo é boa para o Brasil, enquanto 47% acham que é ruim.
O assunto reflete a polarização eleitoral, uma vez que eleitores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tendem a achar a presença de militares na política ruim para o Brasil. Já os do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm o viés oposto.
A pergunta foi feita aos entrevistados pela 1ª vez em julho de 2020. Os dados da pesquisa mostraram que a percepção mais negativa de militares no governo foi em agosto de 2021, pouco antes da tensão “Bolsonaro x STF”. Na ocasião, 52% dos brasileiros reprovava a participação de militares na política.

Além disso, os números do levantamento indicam que o eleitor brasileiro segue vinculando o atual chefe do Executivo com as Forças Armadas. Por outro lado, o seu sucessor continua vinculado com a retirada delas da política.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData. Os dados foram coletados de 11 a 13 de dezembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.