Morre o jornalista Carlos Brickmann

Atualizado em 17 de dezembro de 2022 às 22:15
Carlos Brickmann. (Foto: Reprodução/YouTube)

O jornalista Carlos Brickmann morreu no final da tarde deste sábado (17), aos 77 anos, vítima de infecção generalizada. Brickmann enfrentava problemas de saúde pelo menos desde o início do ano e estava internado no hospital Sirio-Libanês desde outubro.

A morte foi confirmada por amigos, colegas e parentes nas redes sociais.

A jornalista Marlli Gonçalves, colega de Brickmann no site Chumbo Gordo, onde ele atualmente publicava seus textos, escreveu uma longa homenagem na página. “Carlos Brickmann nos deixou. Me deixou. Amigo há 45 anos, e com quem trabalho há 30 anos, vocês conseguem imaginar como estou me sentindo?”, diz na abertura do texto.

Nascido em Franca, Interior de São Paulo, em 1944, foi repórter, editor-chefe, diretor, assessor, consultor e colunista. A história de Brickmann no jornalismo começou em 1963, na Folha de S.Paulo como copy desk, aos 18 anos. Foi editor de Internacional, passou pela sucursal de São Paulo do Jornal do Brasil (1964), pela edição de esportes de O Estado de S.Paulo (1965), Jornal da Tarde (1966) e Revista Visão (1974). Entre 1978 e 1980, foi diretor na Rede Bandeirantes.

Em 1983, foi o primeiro repórter a cobrir a campanha e manifestações pelas eleições diretas para presidente da República. No mesmo ano, Brickmann participou da reestruturação da Folha da Tarde. Deixou o jornal em 1989 para participar da campanha de Paulo Maluf, na época do PDS.

Com a perda do político na corrida presidencial, Brickmann voltou à Folha da Tarde e ficou até 1991, quando se tornou diretor de comunicação da Vasp. Ainda com Maluf, integrou a coordenação da equipe de campanha do político para a Prefeitura de São Paulo, em 1992.

Brickmann também foi colunista da Folha de Pernambuco, Correio Popular e do site Observatório da Imprensa. Junto com a jornalista Marli Gonçalves, criou a Brickmann&Associados Comunicação em 1993. Brickmann deixa a esposa Berta Waismann Brickmann e os dois filhos, Rafael e Ester.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link