Martelo batido: Camilo Santana será o ministro da Educação de Lula

Atualizado em 20 de dezembro de 2022 às 7:27
Camilo Santana – Foto: José Leomar/SVM

Na noite desta segunda-feira (19), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou que o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) será o futuro ministro da Educação. O convite do petista a Camilo aconteceu na última semana.

De acordo com informações do G1, a decisão foi tomada durante uma reunião em Brasília com a participação da atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o governador eleito do Ceará Eumano de Freitas também estiveram presentes no encontro.

Vale destacar que o nome de Izolda era cotado para assumir a Educação no início, uma vez que, o presidente eleito havia decidido aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, pois muitos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) também conquistaram mandatos de deputados e senadores.

O petista, por sua vez, decidiu abrir uma exceção para Camilo. O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já indicado para chefiar o Ministério da Justiça, foi outro nome na lista de exceções de Lula.

Nos bastidores, Santana havia demonstrado interesse de comandar o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No entanto, Santana diisse que está pronto para cumprir missões delegadas pelo presidente eleito. Ele integrou o grupo técnico de transição na área de Desenvolvimento Regional.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.