Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas e defende punição, diz Datafolha

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 7:11
Manifestantes golpistas em frente ao quartel do Comando Militar do Sudeste, no bairro do Ibirapuera em São Paulo – Foto: Mathilde Missioneiro

Pesquisa Datafolha aponta que 75% dos brasileiros são contra aos atos antidemocráticos que vêm sendo realizados pelos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o resultado do segundo turno das eleições que elegeram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 21% são favoráveis.

Desses brasileiros, 56% também consideram que deve haver algum tipo de punição aos manifestantes golpistas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos. Por outro lado, 40% avaliam que eles não devem ser punidos, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia.

Se considerado o voto declarado na segunda etapa do pleito, os números tem uma diferença enorme, uma vez que entre aqueles que dizem ter votado no atual presidente, 50% são contra os atos. Já entre os eleitores de Lula o índice chega a 96%. Os que anularam ou votaram em branco são 90%.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 29% são favoráveis a punição, enquanto 67% são contra. Já entre os do petista, 81% são a favor. Entre os que votaram em branco ou nulo, 58% também são favoráveis.

A pesquisa Datafolha foi realizada na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), presencialmente, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No levantamento, o instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.