Governo Lula: Tebet pode ocupar o Ministério das Cidades após racha no MDB

Atualizado em 23 de dezembro de 2022 às 6:58
A senadora Simone Tebet – Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Nesta quinta-feira (22), em uma reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com as lideranças do MDB, foi decidido que além da senadora Simone Tebet (MS), a sigla terá mais dois ministérios no governo petista.

De acordo com informações do Globo, uma disputa interna na bancada do partido na Câmara, a quem coube a indicação para a pasta das Cidades, pode acabar sendo resolvida com a indicação de Tebet para o Ministério. O PT já havia destacado que prefere Tebet no Meio Ambiente.

O deputado federal José Priante (PA) era o favorito para a vaga, porém, sofre resistência. Diante disso, o governador reeleito Helder Barbalho (PA), irá se reunir nesta sexta-feira (23) com o líder do partido na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões Jr (AL), para tentar chegar a um consenso.

Lula, por sua vez, já afirmou que Tebet será sua ministra, mas que ele irá oferecer à senadora os ministérios do Meio Ambiente ou do Planejamento. Entre as duas pastas, a emedebista já indicou que, prefere o Meio Ambiente. E, apesar de agradar lideranças do MDB, Tebet disse que é “zero” a chance dela aceitar o Ministério do Planejamento.

O presidente eleito e a parlamentar irão se encontrar nessa sexta-feira (23) para decidir qual pasta a senadora ocupará. Além disso, Lula já apontou ao presidente do MDB, deputado federal reeleito Baleia Rossi (SP), que a indicação de Tebet entrará em sua cota pessoal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.