Apostando pesado na desigualdade, São Paulo terá o menor imposto sobre herança

Atualizado em 23 de dezembro de 2022 às 22:20
Desigualdade — Foto: Getty Images/Reprodução

Apostando na desigualdade econômica, São Paulo terá o menor imposto sobre heranças do Brasil. A alíquota aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) com o Projeto de Lei nº 511 pode deixar o estado com o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) mais baixo do país. Com a medida, as porcentagens caem de 4% para 0,5% em doações e para 1% de transmissões por morte.

A alíquota aplicada em todo o país é de 4%, mas em alguns estados a porcentagem é progressiva, variando de 1% a 8%, segundo levantamento feito pelo escritório Sigaud Advogados.

Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário da Fazenda e Planejamento do estado considerou um “absurdo” a redução de alíquotas sobre doações e heranças. Segundo ele, a diminuição da taxa pode gerar perda de R$ 4 bilhões de arrecadações ao ano.

O Projeto de Lei foi aprovado nesta quarta (21) pela Alesp. O texto é da autoria do deputado bolsonarista Frederico d’Avila (PSL). O governo de São Paulo ainda não recebeu o projeto aprovado pela Alesp e terá um prazo de 15 dias para fazer uma análise jurídica e econômica da proposta.

De acordo com a Fundação Perseu Abramo, a concentração de renda no Brasil aumentou ainda mais durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, desde o golpe de 2016. Agora, no país, os 20 maiores bilionários do Brasil têm mais riqueza do que 128 milhões de brasileiros, o correspondente a 60% da população. Os dados foram divulgados pela Oxfam, a ONG inglesa no início do ano e fazem parte de um estudo global que mostra o alto grande de concentração de renda no mundo.

No Brasil, o ITCMD tem alíquota média de 3,86% e máxima de 8%. O imposto sobre heranças é diferente em cada Unidade Federal. O estado da Bahia apresenta maior alíquota média (6%) e São Paulo agora, com 1%, supera o Rio Grande do Norte, até então detentor da menor alíquota (1,5%).

Estudos demonstram que quanto maior taxação de heranças menor desigualdade, e vice-versa. O quadro abaixo demonstra essa correlação:

Tabela de correlação entre as alíquotas do imposto sobre herança e a renda dos mais ricos. Fonte: World Inequality Database.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.