
Foto: Reprodução
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL) pediu nesta quinta-feira (29) para quem perdeu as eleições ficar “quietinho” no dia da posse, marcada para domingo, 1º de janeiro. O petista fez a declaração em meio à preocupação com a segurança para a cerimônia após atos e tentativas terroristas por bolsonaristas.
“Todo mundo está convidado para o ato da posse. Por favor, domingo estejam aí, que não vai ter barulho. Não fique preocupado com barulho. Quem perdeu as eleições, fique quietinho. E quem ganhou tem o direito de fazer uma grande festa popular aqui em Brasília”, afirmou o presidente eleito.
Durante o evento, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que abriga o gabinete de transição, Lula anunciou os 16 nomes restantes dos seus ministros.
A posse não terá a tradicional salva de 21 tiros de canhão e também deve evitar ruídos com fogos de artifício. A mudança ocorreu a pedido de entidades de defesa da causa animal e instituições que cuidam de pessoas com deficiência e autismo.
Além da cerimônia oficial, haverá ainda apresentação de artistas na Esplanada dos Ministérios, no “Festival do Futuro”. A futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, disse que a expectativa é receber 300 mil pessoas.
Veja o vídeo:
"Não vai ter barulho, não fique preocupado com barulho. Quem perdeu as eleições que fique quietinho e quem ganhou tem o direito de fazer uma grande festa popular aqui em Brasília", diz Lula sobre a posse no próximo dia 1º de janeiro. pic.twitter.com/sBgKLMOoVl
— Metrópoles (@Metropoles) December 29, 2022