
Em Brasília, apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomam as ruas e têm feito festa enquanto aguardam a posse presidencial, que ocorre neste domingo (1). Apesar do evento só ocorrer amanhã, a festa já começou em Brasília. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas compareçam à cerimônia.
Assista abaixo a festa do povo nas ruas da capital federal:
A ministra do Povos Originários, Sônia Guajajara, é guiada por parentes durante o acampamento do estádio Mané Garrincha, um dia antes da posse de Lula. Amanhã a cerimônia será aberta, às 10h, com um cortejo reunindo indígenas e MST. #Sul21NaPosse. @sulvinteum. pic.twitter.com/cLea9uLtc7
— Flavio Ilha (@flavilha) December 31, 2022
A Asa Norte, tá assim!!
Em 24 horas Lula sobe a rampa!!
Lula não FOGE à luta!! pic.twitter.com/QpHsY4Ehl0— Azael Pompeu (@PompeuAzael) December 31, 2022
Chegamos em Brasília dançando e cantando para dar posse ao nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva!#PosseLulaPresidente1️⃣3️⃣ pic.twitter.com/Ahlpqi3AXc
— Ezaú Luiz ??✊ (@ezauluiz) December 31, 2022
Apesar do ânimo, petistas têm ficado divididos entre a euforia e o medo da violência por parte de bolsonaristas. Desde o fim de outubro, quando Jair Bolsonaro foi derrotado, os golpistas têm protestado, pedindo um golpe de Estado e negando a vitória do presidente eleito.
Um dos episódios que desperta temor nos apoiadores do petista é o caso de George Washington de Oliveira Sousa, terrorista que foi preso após planejar atentado em Brasília.
Apesar do receio em relação aos apoiadores de Bolsonaro, cerca de 50 mil pessoas de fora de Brasília se cadastraram no PT para informar que participariam da posse. O partido conseguiu autorização para usar escolas públicas como alojamento e outros petistas têm ficado em barracas no Parque da Cidade, no estádio Mané Garrincha e na Granja do Torto. A informação é da Folha de S.Paulo.
A Inframérica, administradora do aeroporto de Brasília, estima que cerca de 150 mil passageiros devem passar pelo local entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.