New York Times, Le Monde e El País: Posse de Lula vira destaque na imprensa internacional

Atualizado em 2 de janeiro de 2023 às 12:51
Cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Hermes de Paula / Agencia O Globo

A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo 1º ganhou repercussão internacional e foi destaque em vários jornais ao redor do mundo.

Nesta segunda-feira (2) a cerimônia foi capa do jornal “The New York Times”. Na manchete, destaca a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “perdedor”. “Bolsonaro deveria entregar a Lula a faixa presidencial no domingo, um importante símbolo da transição pacífica de poder”, diz o texto.

“Em vez disso, Bolsonaro acordou no domingo a milhares de quilômetros de distância, em uma casa alugada de propriedade de um lutador profissional de artes marciais mistas a alguns quilômetros da Disney World”.

O “El País”, da Espanha, também repercutiu a posse do petita e ressaltou o compromisso de Lula de acabar com a fome no Brasil. O “Le Monde”, da França, não ficou e fora e deu destaque a cerimônia.

Veja: 

O jornal americano “The Washington Post” chamou atenção para ausência de Bolsonaro na cerimônia. Já o britânico “The Guardian” destacou a fala de Lula sobre recuperar o Brasil da “devastação” da era Bolsonaro. O jornal argentino “La Nación” transmitiu ao vivo os acontecimentos da cerimônia.

O “La Repubblica”, da Itália, falou sobre o compromisso do petista em proteger a Amazônia. A “Al Jazeera”, do Catar, também repercutiu e destacou a divisão na política brasileira e o esquema de segurança para a cerimônia de posse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link