
Svenja Schulze, Ministra da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, anunciou nesta segunda-feira (30) a doação de 1 bilhão de reais (200 milhões de Euros) para que o Brasil possa desenvolver projetos de conservação de florestas e contenção de mudanças climáticas . Parte dos recurso será utilizado para combater a fome do povo Yanomami.
“Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais”, disse Marina. “Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis que envolvem desde as questões de saúde, o tratamento ao problema da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte de segurança para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades”
Marina se encontrou com a ministra alemã em Brasília para discutir cooperação em projetos, incluindo o Fundo Amazônia.
“Esses recursos estarão sendo tratados na forma de projetos específicos e sobretudo recursos para o Fundo Amazônia que é a forma mais rápida de acessá-los”, disse a ministra do Meio Ambiente.
Ela busca parcerias para cumprir as metas do Acordo de Paris: alcançar o desmatamento zero em 2023, proteger as terras indígenas e promover desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão alocados trinta e cinco milhões de euros irão para o Fundo Amazônia. Trinta milhões de euros serão aportados para o combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável. Vinte e oito milhões de euros serão destinadas para pequenas e médias empresas e, por fim, oitenta milhões para empréstimos a agricultores com baixas taxas de juros pelo Banco do Brasil.
Marina quer aumentar projetos de bioeconomia, economia de baixo carbono e expandir mercados internacionais para produtos sustentáveis. A ministra alemã diz que relações passaram por “anos difíceis” mas agora “estão de volta”.