Ministros do STF acreditam que Bolsonaro pode ser preso após denúncia de Marcos do Val

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 20:29
Jair Bolsonaro
Ministros do STF acreditam que chance de Bolsonaro ser preso aumenta se a denúncia de Marcos do Val for confirmada. Foto: Evaristo Sá/AFP

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que, se o relato de Marcos do Val (Podemos) for confirmado, a chance de Jair Bolsonaro ser preso aumenta. O senador envolveu o ex-presidente na articulação de mais uma tentativa de golpe. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

Até o momento, magistrados acreditavam que seria um erro prender o ex-chefe do Executivo, pois poderia tumultuar ainda mais o cenário político e social do país. Eles ainda apontavam que Bolsonaro precisava ter “todas as garantias do processo legal observadas”, respondendo ao processo e tendo direito de se defender.

Com a nova denúncia, o ambiente deve mudar. Investigadores da Polícia Federal acreditam que já “há elementos” para embasar algum pedido de prisão, já que o então presidente teria participado de uma reunião para planejar um golpe.

A corporação pediu autorização judicial para interrogar o senador e Alexandre de Moraes atendeu ao pedido.

Segundo o senador, em reunião junto de Daniel Silveira, Bolsonaro teria pedido para que ele gravasse uma declaração comprometedora de Moraes. O áudio seria usado para prender o magistrado, anular as eleições e gerar caos político no país.

Ministros do Supremo acreditam que já há elementos suficientes para pedir a quebra de sigilo do ex-presidente, de Augusto Heleno e de Walter Braga Netto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link