
Na tarde deste domingo (5), o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana relatou a morte de uma criança indígena de 1 ano e 5 meses na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A causa da morte foi desnutrição.
Segundo a organização, a criança estava em estado grave neste sábado (4). Equipes de saúde pediram a transferência imediata da vítima para Boa Vista, capital do estado, mas as chuvas impediram a decolagem.
No último sábado (4), Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, disse que o governo federal recebeu informações de que um fluxo grande de garimpeiros está deixando espontaneamente a terra indígena Yanomami. E acrescentou que havia pelo menos 20 mil garimpeiros instalados na região.
A saída dos garimpeiros começou após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter determinado o bloqueio dos tráfegos aéreo e fluvial de garimpo ilegal na região no dia 30 de janeiro.
Segundo a Agência Brasil, a criança vivia na região de Haxiu, que fica a 15 minutos de helicóptero do polo-base de Surucucu, onde há um aeródromo e um pelotão da fronteira do Exército Brasileiro.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link