Como é a Blair House, mansão onde Lula se hospedará nos EUA

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 17:56
Fachada da Blair House, mansão diplomática do governo dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) para sua viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente norte-americano Joe Biden. Durante sua passagem por Washington, o petista ficará hospedado com a primeira-dama Janja Lula da Silva na Blair House, mansão destinada a receber os convidados mais importantes do governo americano.

Construída em 1824, a residência fica a 300 metros da Casa Branca e passou a ser usada pelo governo em 1942, quando foi comprada a pedido do presidente Franklin Roosevelt.

A aquisição aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e incluiu os móveis, porcelanas e prataria da família Blair, antiga dona da residência.

Entrada da Blair House. Foto: Reprodução

“Anteriormente, os convidados do presidente costumavam passar uma noite na Casa Branca, seguida de um hotel ou embaixada para o restante de sua visita. As frequentes viagens de Winston Churchill a Washington ajudaram a convencer o presidente Franklin Roosevelt da necessidade de habitação diplomática oficial”, diz o site oficial da Blair House.

Ainda segundo o site, “um convite do Presidente dos Estados Unidos para ocupar esta residência é uma honra da mais alta importância”.

A mansão tem 14 suítes, três salas de jantar, duas grandes salas de conferência, biblioteca, uma cozinha quente e fria supervisionada por um chef executivo e um subchefe, um salão de beleza equipado, uma sala de ginástica, uma sala de estar e lavanderia da casa.

Sala de jantar da Blair House. Foto: Reprodução

Um dos quartos chama-se Lincoln, em referência ao ex-presidente americano Abraham Lincoln. A sala de estudo é batizada de Truman, em homenagem ao ex-presidente Harry Truman.

A residência ainda conta com três jardins: um de frente para a Pennsylvania Avenue, um interno e o outro no pátio interior.

Como é considerada uma casa diplomática, as bandeiras dos países de origem dos líderes mundiais que ficam hospedados na mansão são hasteadas na frente da casa.

Dentre os hóspedes ilustres que já passaram pela Blair House, incluem-se a Rainha Elizabeth II, o presidente chinês Xi Jinping e a ex-primeira-ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher.

Veja algumas fotos da Blair House:

Sala de estar na Blair House. Foto: Reprodução
Biblioteca da Blair House. Foto: Reprodução
Jardim da Blair House. Foto: Reprodução
Quarto Lincoln, na Blair House. Foto: Reprodução
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link