
Devido a campanha #DesmonetizaJovemPan, criada pela Sleeping Giants Brasil para que empresas privadas deixem de patrocinar canais e veículos que propaguem discurso de ódio, a Jovem Pan perdeu cerca de R$ 837.747,28 em um único mês.
De acordo com o Intercept Brasil, uma troca de e-mails internos entre executivos do Grupo Jovem Pan, em janeiro deste ano, mostra a insatisfação dos diretores da empresa com a perda frequente de receitas em anúncios publicitários.
Em uma das mensagens que estão anexadas no processo que a própria Jovem Pan abriu contra o Sleeping Giants Brasil na justiça de São Paulo, uma supervisora de mídia da Toyota no Brasil pediu a “suspensão imediata” das propagandas que já estavam contratadas para veiculação na emissora. Com isso, a Jovem Pan deixou de faturar R$ 109.113,28.
Em outro e-mail, a montadora de carros chinesa Caoa Chery também rompeu um contrato publicitário. A perda equivale a R$ 728.634,00 aos cofres da emissora. As mensagens foram encaminhadas do departamento comercial para os advogados da empresa. “Vejam o tamanho do dano”, lamentou o diretor jurídico.
No processo, os advogados da Jovem Pan escreveram que a emissora é vítima de perseguição e pediram a remoção imediata de todo conteúdo utilizado na #DesmonetizaJovemPan. Caso a decisão não fosse cumprida, a defesa também pediu multa de R$ 20 mil por dia.
Vale destacar, no entanto, que o Tribunal de Justiça de São Paulo não acatou em primeira instância a liminar proposta pela emissora. A Jovem Pan, por sua vez, entrou com um novo recurso pedindo a suspensão imediata, o que também foi negado pela justiça.
Confira os e-mails:

