VÍDEO: “Equívoco, erro histórico”, diz Lula sobre a Rússia invadir a Ucrânia

Atualizado em 16 de fevereiro de 2023 às 19:39
Lula em entrevista à CNN Brasil. Foto: Reprodução

Lula se manifestou contra a Rússia por invasão e disse que o país cometeu um “erro histórico” com a guerra. O presidente diz que não tem intenção de participar do confronto, nem indiretamente, e que quer o fim dele.

“A guerra já foi feita, de forma precipitada, foi um equívoco, um erro histórico da Rússia invadir o território da Ucrânia, mas a guerra está aí e precisa ter alguém para dizer ‘gente, vamos parar e conversar’, e não tem ninguém fazendo isso”, afirmou Lula à CNN Brasil.

O petista disse que é necessário criar um grupo de países para discutir a paz entre a Rússia e a Ucrânia, e que tem feito propostas a presidentes em suas visitas internacionais a chefes de Estado. “Eu não quero entrar na guerra, eu quero acabar com essa guerra”, prosseguiu.

Em viagem para China, Lula pretende discutir com Xi Jinping a criação de um grupo de países “para acabar com essa guerra”.

“Temos que ter gente com disposição de negociar, e não tem. A China não se mete nessa discussão, os Estados Unidos e a Europa estão fornecendo armas para a Ucrânia. Ou seja, a Europa que sempre foi o caminho do meio, a Europa que sempre foi aquela parte do mundo que encontrava solução para tudo e está envolvida indiretamente com a guerra. Então o que eu quero é encontrar uma solução de paz e vou tentar encontrar”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.