Coordenador do Prerrogativas nega divisão e disputa com Zanin por vaga de Lewandowski no STF

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 às 20:58
Lenio Streck, concorrente à vaga de Lewandowski no STF

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, rebateu o Estadão após o jornal afirmar que o grupo está dividido em relação a quem apoiar para a vaga de Ricardo Lewandowski, no STF. “Chega a ser infantil a sórdida tentativa de criar atritos entre o nosso grupo e o advogado Cristiano Zanin”, afirmou. Eis o depoimento enviado ao DCM:

O Grupo Prerrogativas, ao contrário do que sugere a matéria publicada no dia de hoje, não está e nem nunca esteve dividido.

Muito pelo contrário: Vive um dos seus melhores momentos. As eventuais diferenças que existem entre alguns dos seus membros são menores do que as infinitas convergências que os unem e singularizam.

Mas o fato é que nenhuma destas diferenças recai sobre a escolha para a próxima vaga que abrirá no STF. Apoiaremos, desde o primeiro segundo, as escolhas do presidente Lula para os Tribunais Superiores.

Lutamos para derrotar o fascismo e o obscurantismo e, agora, estaremos ao lado deste governo que ajudamos a eleger para reconstruir e reconciliar o país.

Repreendemos, veementemente, qualquer tentativa de desconstrução de biografias. Como bem sabemos, atrás da anonímia se alapardam a covardia e a vilania. Diremos não, hoje e sempre, à indústria do ódio e da mentira.

O Grupo Prerrogativas defenderá, reiteramos, uma vez mais, de forma clara e contundente, qualquer que seja a escolha do presidente Lula para as vagas que abrirão no Supremo Tribunal Federal e nos demais tribunais do país.

É ele, e só ele, que, por delegação do povo brasileiro, e de cada um de nós, carrega a responsabilidade e o direito constitucional de fazer as referidas escolhas e indicações.

Marco Aurélio de Carvalho (centro), ao lado do jurista Manoel Carlos de Almeida Neto (esq.) e do advogado Cristiano Zanin

Não nos cabe, e nunca coube, fazer qualquer tipo de aferição sobre o preparo e a condição técnica de qualquer que seja o candidato a qualquer que seja a vaga.

Natural, entretanto, que nomes como Pedro Serrano e Lenio Streck, dois dos maiores juristas do país, apareçam como opção. Coerentes, combativos, leais e profundamente preparados, serviriam muito bem o país em qualquer função ou tarefa.

Manifestamos também nossa irrestrita solidariedade aos professores e juristas atacados pelas matérias recentemente veiculadas em parte de nossa imprensa.

E aqui vale um registro: Chega a ser infantil a sórdida tentativa de criar atritos entre o nosso grupo e o advogado Cristiano Zanin.

A própria imprensa tem noticiado as inúmeras iniciativas que adotamos para homenagear e desagravar este grande advogado brasileiro, que tem o nosso carinho, o nosso respeito e a nossa admiração.

Por fim, como é de conhecimento público, não temos a pretensão e nem a vontade arrogante de participarmos deste processo através de uma “escuta” privilegiada.

Queremos, evidentemente, apresentar informações complementares a tantas outras que serão oferecidas por inúmeras pessoas e entidades neste processo.

Mas defenderemos com vigor um perfil para as vagas em questão. Que sejam preenchidas por pessoas integras, com sólida formação jurídica e humanista.

Pedro Serrano
Pedro Serrano

Que sejam preenchidas por pessoas com vocação e espírito público para enfrentar os temas de natureza econômica e as demais agendas que afetam, em especial, as pessoas mais vulneráveis e vulnerabilizadas.

Que sejam preenchidas por pessoas sensíveis aos reais problemas do nosso país e por pessoas verdadeiramente progressistas.

Precisamos combater o nefasto ativismo judicial que nos assola e envergonha, e a triste instrumentalização do nosso sistema de Justiça.

E é o que efetivamente o que faremos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.