Ministro do STF e mais 15 nomes: Disputa por indicações de Lula para tribunais movimenta Judiciário

Atualizado em 27 de fevereiro de 2023 às 6:45
O presidente Lula (PT) – Foto: Reprodução

Além do substituto do ministro Ricardo Lewandowski, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que escolher no primeiro semestre outros dois nomes para ocupar cadeiras de ministros no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao menos 13 desembargadores para atuar em tribunais regionais. As disputas pelos posto têm mobilizado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com informações do jornal O Globo, Gilmar Mendes, decano do STF, é um dos ministros com maior trânsito no Judiciário e no meio político e, por conta disso, é um dos que tem mais relevância nesse tipo de escolha.

Já o ministro Nunes Marques, do STF, tem atuado mais no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Segundo alguns desembargadores, o magistrado tem feito diversos telefonemas para tratar da escolha dos novos integrantes.

No STJ, duas vagas foram abertas em razão das aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi. No caso de Fischer, a cadeira está reservada à advocacia e o nome sairá de uma lista ainda a ser elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A vaga de Mussi, no entanto, irá para algum integrante da Justiça Estadual.

O presidente Lula (PT) – Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Em relação aos tribunais regionais, o da 1ª Região é o que tem mais vagas para o presidente petista preencher, com dez. Sete delas devem obedecer o chamado critério de “merecimento”, em que o tribunal elabora uma lista, e a escolha final cabe ao chefe do Executivo. As demais serão indicadas pela pela OAB ou pelo Ministério Público.

O mandatário ainda terá que nomear mais um desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio, outro no da 3ª Região, em São Paulo e mais uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.