“Ordem do Dia”: Exército decide acabar com mensagem de aniversário do golpe militar

Atualizado em 1 de março de 2023 às 8:16
Bolsonaro e militares durante aniversário do golpe militar no Brasil – Foto: Agência Brasil

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, decidiu que neste ano não haverá a leitura da Ordem do Dia alusiva ao dia 31 de março, aniversário do golpe militar no Brasil. Ele foi escolhido para substituir o general Júlio César Arruda, demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com informações da colunista Carla Araújo, do UOL, fontes da caserna afirmaram que a decisão de não divulgar uma mensagem pela data se deu pelo fato de que, segundo o novo comandante, “o normal era não existir”.

Tomás Paiva ainda tem dito aos seus subordinados que o momento é de “retomada da confiança” e busca de pacificação. A decisão, portanto, seria um aceno ao governo Lula.

O comandante do Exército, general Tomás Paiva – Foto: Reprodução

Paiva também fez chegar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a informação de que não haveria resistência na cúpula do Exército a respeito das investigações de militares envolvidos nos atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Vale destacar que após o fim da ditadura (1964-1985), a mensagem continuou a ser lida em quartéis e divulgada à sociedade. A Ordem do Dia, no entanto, deixou de ser lida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1995.

Durante os governos do presidente Lula (PT) foram publicadas Ordens do Dia em 2004, 2005 e 2006. Nos demais anos não houve essa divulgação. Na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também não houve a leitura da mensagem. Já no primeiro ano do governo Bolsonaro, em 2019, a mensagem de aniversário do golpe havia sido retomada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.