Sentiu: PL procura advogado para defender Bolsonaro no escândalo das joias

Atualizado em 8 de março de 2023 às 12:56
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. Foto: Reprodução

Após o escândalo das joias, o PL procurou o advogado Marcelo Bessa para traçar uma estratégia de defesa para Jair Bolsonaro e sua família. O partido não havia decidido sobre contratar alguém para defender o ex-presidente desde o início do caso. A informação é da coluna de Malu Gaspar no Globo.

Frederico Wassef divulgou uma nota pública em defesa de Bolsonaro, mas não há uma definição sobre seu papel no caso no entorno do ex-mandatário. Bessa conversou com integrantes da ala bolsonarista do partido, que avalia que a crise está fazendo seu capital político derreter, já que ele perdeu o controle da narrativa nas redes sociais e no noticiário.

Interlocutores do ex-presidente temem que o desdobramento das investigações pode gerar mais estragos sobre a imagem dele. Mesmo assim, há uma disputa para defender Bolsonaro no caso, Wassef está na fila e recebeu autorização do clã para se manifestar em sua defesa.

Wassef já advogou para Bolsonaro em processo em que ele foi acusado de manter funcionária fantasma, a Wal do Açaí, em seu gabinete de deputado federal e também no caso das rachadinhas. Bessa, por sua vez, atua em ao menos 17 processos relacionados ao ex-presidente, entre eles ações no Supremo Tribunal Federal (STF), como inquéritos sensíveis que estão nas mãos de Alexandre de Moraes.

O advogado procurado pelo PL também é o responsável por entrar com ação, em nome da sigla, pedindo a anulação de parte dos votos no segundo turno das eleições.

Ele não deu certeza sobre assumir ou não o caso, já que quer conversar com o próprio ex-presidente primeiro para entender as acusações e acertar os termos do trabalho.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.