Servidores denunciam ex-chefe da Receita por pressão para liberar joias dos Bolsonaro

Atualizado em 9 de março de 2023 às 6:42
O ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes e o ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Edu Andrade/Receita Federal

A pressão que o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes aplicou contra os servidores do órgão para conseguir liberar o conjunto de joias sauditas entregue ao governo Bolsonaro resultou em denúncias levadas à Corregedoria do Ministério da Fazenda.

De acordo com informações do Estadão, a denúncia assinada pelo comando da superintendência e pelos delegados da alfândega de Guarulhos tem como prova dos atos de pressão diversos tipos de documentos, além de mensagens de texto, áudios e e-mails, entre outros itens.

O ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes – Foto: Reprodução

Os funcionários da Receita também avaliaram a possibilidade de entrar com representações individuais contra o ex-chefe, uma vez que, segundo eles, Julio Cesar praticava esses atos desde o dia em que passou a comandar a Receita, em dezembro de 2022.

Vale destacar que a corregedoria da Receita era ocupada por João José Tafner, indicação da família Bolsonaro, até esta terça-feira (7). No entanto, servidores da corregedoria ameaçavam solicitar demissão coletiva, caso o bolsonarista não pedisse para sair.

Ainda segundo o Estadão, esses servidores ressaltaram que não havia confiança no corpo técnico da Receita sobre a lisura do processo contra Gomes a ser conduzido pela Corregedoria do órgão. Diante disso, eles decidiram realizar a representação na Corregedoria do Ministério da Fazenda.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.