
Na tarde desta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se encontrar com Francisco Joseli Parente Camelo, o novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM). A reunião será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, às 15h.
O tenente brigadeiro do Ar foi eleito em dezembro do ano passado pelos ministros do STM como o novo presidente da Corte. A posse de Camelo está prevista para o mês de março. Na mesma sessão de votação, foi eleito como vice-presidente o ministro José Coêlho Ferreira.

Antes de ser nomeado ministro do STM, o oficial ocupava o cargo de secretário de Coordenação e Assessoramento Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Ele também foi adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Argentina e comandante da Base Aérea de Salvador durante os mais de quarenta anos de serviço militar.
No último mês, Camelo declarou que a Corte vai atuar “com a toda a Justiça” caso receba processos envolvendo a participação de militares nos ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.
“Julgaremos com toda a Justiça, com todo o pleno direito à defesa e ao contraditório e, se tiver realmente cometido crimes, se chegar a nós, será punido”, afirmou.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link