MP-DF pede condenação de Piquet e indenização milionária por racismo e homofobia

Atualizado em 9 de março de 2023 às 13:07
O bolsonarista Nelson Piquet foi denunciado por racismo e homofobia após ataque a Lewis Hamilton. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) pediu à Justiça a condenação do bolsonarista Nelson Piquet por racismo e homofobia. O órgão apresentou um parecer referente a ação civil pública que pede indenização de R$ 10 milhões como forma de reparação por danos morais coletivos.

O ex-piloto é acusado de racismo e homofobia por chamar Lewis Hamilton, piloto de F1, de “neguinho” e insinuar que ele teria relações homoafetivas para ter sucesso. A declaração ocorreu em julho de 2021 em entrevista ao canal Motorsports Talks.

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=I9oOvZmWbqw

Segundo a petição, apresentada por entidades e organizações sociais como o Educafro e a Aliança Nacional LGBTI+, “ele refere-se múltiplas vezes a Lewis Hamilton com menosprezo, sem sequer citar o nome do piloto inglês, referindo-se a ele apenas como “neguinho”, e incorrendo também em homofobia, afirmando que ‘O ‘neguinho’ devia estar dando mais c* naquela época”.

Em seu parecer, o MP alega que houve “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”.

O órgão também aponta que Piquet acredita que, por Hamilton ser um profissional negro, ele seria “incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heteronormativos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.