Quem são o desembargador e o advogado suspeitos de negociar sentenças com traficantes

Atualizado em 14 de março de 2023 às 13:13
O advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro e o pai, o desembargador do TRF-1 Cândido Ribeiro. Foto: Reprodução

O desembargador Cândido Ribeiro, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), e seu filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, são investigados por suspeita de vender sentenças judiciais a traficantes. Eles foram alvos da Operação Habeas Pater, deflagrada nesta terça (14) pela Polícia Federal.

Cândido é de São Luís (MA) e foi nomeado juiz do TRF-1 em 1996. Ele foi “indicado, em lista tríplice, por merecimento”, segundo o site do tribunal. Ele foi presidente da instituição entre 2014 e 2016.

Ravik, seu filho, é sócio de escritório de advocacia na capital. Ele tem inscrições ativas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e no Maranhão. Também já foi servidor concursado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do INSS, além de assistente Parlamentar no Senado Federal e representante do governo no Conselho de Recursos da Previdência Social.

A ação da PF combate possíveis crimes de corrupção ativa e passiva. A corporação cumpriu nove mandados de busca e apreensão determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Cândido e Ravik podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, e ficar presos por até 12 anos, se condenados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.