Governo Lula diz que Bolsonaro não tem direito a carro blindado após reclamação

Atualizado em 30 de março de 2023 às 12:54
Ex-presidente ao lado de parlamentares em reunião logo após chegada no Brasil – Foto: Reprodução

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamar que a Casa Civil tirou dele dois carros blindados a que tinha direito antes da viagem aos Estados Unidos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou que ele possua esse direito.

“Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas. Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República”, diz comunicado emitido pela Casa Civil. “Reforçamos que os dois veículos oficiais foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro”, conclui o texto.

Circula nas redes sociais um vídeo em que Bolsonaro afirma que a Casa Civil “retirou” os veículos. “Até segunda- feira, eu tinha direito a dois carros blindados. Após o anúncio da chegada aqui, a Casa Civil retirou”, disse ele. A declaração foi feita na manhã desta quinta feira (30), após o ex-capitão chegar dos EUA.

Bolsonaro reconheceu que “não está definido” se é obrigação do governo ou não conceder esses blindados. Entretanto, afirmou que vai requisitá-los novamente à Casa Civil.

“Eu nunca persegui ex-presidente nenhum no meu governo. Tudo o que foi pedido nós concedemos. Fomos até além em alguma coisa. Pela (minha) volta, anunciam, olha não tem mais carro blindado pra você. Está dando recado. Eu só posso entender isso daí.”

O ex-presidente desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília às 6h37 desta quinta-feira (30). Por volta de 7h, ele deixou o local por uma saída lateral, sob escolta de viaturas da Polícia Federal (PF) e seguiu para a sede do PL.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link