
Diante dos ataques a instituições de ensino no Brasil, o governo federal irá reforçar o policiamento nas escolas. Através de uma publicação no Twitter, o youtuber Felipe Neto explicou que policiais nos colégios “não ajudam no objetivo de diminuir ataques”. Leia na íntegra:
Colocar policiais nas escolas ajuda a resolver os ataques? Esse fio não vai trazer minha opinião, porque nessas horas a opinião não vale de absolutamente nada. Você “achar” que resolve ou não resolve é o mesmo que zero. Então vamos lá…
Desde 2000, o governo dos EUA investe pesado em policiamento nas escolas. Em 23 anos, mais de 1 bilhão de dólares foram gastos em policiamento escolar. Em 2018, quase metade (46%) das escolas públicas contava com polícia COM ARMA DE FOGO.

A União Americana pelas Liberdades Civis realizou um estudo e descobriu que 14 milhões de crianças nos EUA possuem policiais nas escolas, mas não possuem sistema de aconselhamento, enfermagem, psicologia ou atendimento social.
Lembrando que esses policiais nos EUA passam por treinamentos especializados para saberem como agir em escolas. Esse treinamento quase não existe no Brasil. E mesmo com treinamento, será que está dando certo nos EUA?
Em 23 anos, já se tem uma conclusão através da análise de pesquisas e estudos. A conclusão oficial é pública e diz: “Presença de policiais armados em escolas não previne ataques violentos”. Isso não é a opinião de ninguém. É um fato.
Inclusive, 2 dos mais sangrentos ataques a escolas nos EUA foram em escolas com policiais armados. Foram 17 mortos no ataque em Parkland e 10 no ataque em Santa Fe. Sabe o que o policial de Parkland fez quando o tiroteio começou? Se escondeu.
A conclusão é que, pelo fato dos ataques em escolas serem extremamente raros, os policiais acabam se envolvendo com o dia a dia escolar e os alunos. Isso gera uma situação de medo, insegurança e inúmeros casos de abuso e assédio com os jovens.
Estudantes negros são os que mais sofrem com os casos de violência policial nas escolas.
Orange County – Policial puxa aluno pelo cabelo e joga no chão.
Vance County – Policial repetidamente bate o corpo de criança de 11 anos contra o chão.
Los Angeles: policial usou spray de pimenta pra separar briguinha no pátio.
Texas: policial usou spray de pimenta e aplicou choque com taser em estudante.
Pelo país inteiro, americanos imploram pela remoção dos policiais das escolas. Os distritos de Minneapolis, Seattle e Portland anunciaram que irão começar a remover os policiais. Superintendente de Seatle afirmou: “jovens se sentem inseguros com presença policial”.
O dado mais impressionante veio na pesquisa da Universidade de Albany. Foi comprovado que as escolas SEM policiamento têm aproximadamente 3% menos crimes e problemas disciplinares do que as escolas COM policiais.
O resumo final é: pesquisas comprovam que policiais nas escolas não ajudam no objetivo de diminuir ataques. Pelo contrário, criam outros cenários piores. Segundo especialistas, o certo é investir em profissionais de saúde e conselheiros.
Confira os tuítes:
2) Desde 2000, o governo dos EUA investe pesado em policiamento nas escolas.
Em 23 anos, mais de 1 bilhão de dólares foram gastos em policiamento escolar.
Em 2018, quase metade (46%) das escolas públicas contava com polícia COM ARMA DE FOGO.
Fonte: https://t.co/FndD6LEQjb pic.twitter.com/KhbgkyBIGU
— Felipe Neto ? (@felipeneto) April 7, 2023
4) Lembrando q esses policiais nos EUA passam por treinamentos especializados para saberem como agir em escolas.
Esse treinamento quase não existe no Brasil.
E mesmo com treinamento, será q está dando certo nos EUA? pic.twitter.com/vEkhNnalHP
— Felipe Neto ? (@felipeneto) April 7, 2023