PF ouve três generais e mais 86 militares em investigação sobre ataques terroristas

Atualizado em 12 de abril de 2023 às 12:38
Atos terroristas no 8 de janeiro

Nesta quarta (12), a Polícia Federal deve ouvir 89 militares, incluindo três generais, no âmbito das investigações dos ataque terroristas de 8 de janeiro. As oitivas vão ser conduzidas pela Academia Nacional de Polícia em Brasília e a previsão é que 49 deles sejam ouvidos durante a manhã e outros 40 à tarde. A informação é da Folha de S.Paulo.

Entre os militares que serão ouvidos pela manhã estão os generais Gustavo Henrique Menezes Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto; Carlos Feitosa Rodrigues, ex-secretário de segurança do Planalto; e Carlos José Russo Assumpção Penteado, ex-número 2 do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Nenhum dos militares chegou acompanhado de advogados à PF.

Eles começaram a chegar na Academia da corporação por volta das 8h e estavam em carros comuns, um micro-ônibus ou em um caminhão-baú. As oitivas ocorrem dentro do inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar a omissão de autoridades no ataque.

Dutra foi exonerado nesta terça (11), às vésperas do depoimento. Sua saída foi decidida pelo Exército antes mesmo do ataque terrorista e ele foi designado para assumir a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. Ele foi responsável por negociar, com Ricardo Cappeli, interventor na segurança do Distrito Federal, o veto à ação da Polícia Militar no acampamento golpista de Brasília na noite das invasões.

A Polícia Militar recebeu uma ordem de Cappelli para prender os golpistas, mas o Exército barrou o acesso dos agentes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.