
Fruta tipicamente nordestina, o umbu possui alto teor de vitaminas, minerais e proteínas. Proveniente de árvore resistente à seca, o produto se tornou uma das culturas mais viáveis para o plantio no semiárido baiano. Por essa razão, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia tem desenvolvido parcerias para o incremento do plantio da fruta em todo o estado.
Em Iraquara, foi montado um projeto experimental em parceria com a Embrapa para o plantio das variedades da fruta. A iniciativa está em fase de implantação e já conta com 80 plantas, sendo 40 de umbu gigante e outras 40 de umbu cajá. A secretaria espera que a experiência sirva de vitrine para o desenvolvimento da cultura na região.
Segundo o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório, o umbu é uma opção alimentar consumida desde seu estado in natura até preparados como a tradicional umbuzada ou picles feitos a partir de suas raízes. Razão pela qual há um mercado futuro para a fruta, dentro de um cenário brasileiro e mundial, de valorização de frutas típicas, de gosto característico e ricas como alimento.
Com informações da Seagri/BA