6 a 0 no STF: Maioria dos ministros vota para tornar réus 100 denunciados por atos terroristas em Brasília

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 6:37
Ministros do STF participam da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2023 – Foto: Rosinei Coutinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na noite desta quarta-feira (19) para tornar réus 100 acusados de participar dos atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Se alinharam ao entendimento do relator, Alexandre de Moraes, e votaram a favor da abertura da ação penal os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Já são seis votos pela instauração dos processos, de um total de dez possíveis.

Restam os votos de Rosa Weber, Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques. O julgamento, que começou na última terça-feira (18), está sendo realizado no plenário virtual do tribunal e está previsto para ocorrer até a próxima segunda-feira (24).

Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, em 8 de janeiro – Foto: Reprodução

As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PRG) em dois inquéritos diferentes, ambos em tramitação no STF. Esta é a primeira leva de julgamentos dos 1.390 bolsonaristas denunciados por suspeita de participação nos ataques na capital federal.

Caso as denúncias sejam aceitas, os denunciados virarão réus e serão abertas ações penais. Com isso, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF ainda terá de julgar se condena ou absolve os acusados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.