
O músico e escritor Chico Buarque de Holanda vai receber o Prêmio Camões, que lhe foi atribuído em 2019, na próxima segunda-feira (24). A premiação acontecerá no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, Portugal.
A cerimônia é uma das agendas da visita oficial do presidente Lula ao país.
O artista foi contemplado com a premiação em 2019, mas a cerimônia de entrega nunca se realizou, pois dependia da presença do então presidente Jair Bolsonaro. Aliás, o ex-capitão, de forma provocativa, disse que assinaria “até 31 de dezembro de 2026”, em alusão a um hipotético final de um segundo mandato presidencial, caso fosse reeleito em 2022, o que não aconteceu.
“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”, escreveu o artista brasileiro na sua conta oficial do Instagra, na época.

Em entrevista à agência Lusa, a ministra brasileira da Cultura, Margareth Menezes, considerou que a entrega do prêmio ao músico, em Portugal, simboliza o regresso do Brasil aos valores democráticos.
“Chico Buarque é um artista e um cidadão que, para nós, tem uma representatividade muito alta”, pela “dimensão da obra dele, pelo que ele representa para o povo brasileiro, para a democracia”, afirmou a ministra, acrescentando que “foi um artista que sempre se envolveu e se colocou na luta a favor da democracia” e contra a ditadura, através das suas obras.
Com informações da Lusa, Agência de Notícias de Portugal
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link