Sem Bolsonaro e com Lula, enfim Chico Buarque receberá o Prêmio Camões em Portugal

Atualizado em 21 de abril de 2023 às 14:12
Chico Buarque de Holanda. (Foto: Reprodução)

O músico e escritor Chico Buarque de Holanda vai receber o Prêmio Camões, que lhe foi atribuído em 2019, na próxima segunda-feira (24). A premiação acontecerá no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, Portugal.

A cerimônia é uma das agendas da visita oficial do presidente Lula ao país.

O artista foi contemplado com a premiação em 2019,  mas a cerimônia de entrega nunca se realizou, pois dependia da presença do então presidente Jair Bolsonaro. Aliás, o ex-capitão, de forma provocativa, disse que assinaria “até 31 de dezembro de 2026”, em alusão a um hipotético final de um segundo mandato presidencial, caso fosse reeleito em 2022, o que não aconteceu.

“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”, escreveu o artista brasileiro na sua conta oficial do Instagra, na época.

Chico Buarque e Lula. Foto: Agência Senado

Em entrevista à agência Lusa, a ministra brasileira da Cultura, Margareth Menezes, considerou que a entrega do prêmio ao músico, em Portugal, simboliza o regresso do Brasil aos valores democráticos.

“Chico Buarque é um artista e um cidadão que, para nós, tem uma representatividade muito alta”, pela “dimensão da obra dele, pelo que ele representa para o povo brasileiro, para a democracia”, afirmou a ministra, acrescentando que “foi um artista que sempre se envolveu e se colocou na luta a favor da democracia” e contra a ditadura, através das suas obras.

Com informações da Lusa, Agência de Notícias de Portugal

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link