Lula assina 11 acordos em Portugal, de validação de diplomas a cooperação na saúde

Atualizado em 22 de abril de 2023 às 17:14
O presidente Lula, o primeiro-ministro português António Costa e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Ao fim da 13ª Cúpula Luso-Brasileira, realizada em Lisboa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a assinatura de 11 acordos com Portugal. O mandatário brasileiro foi recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa, neste sábado (22).

Foi a primeira “cimeira”, como dizem no país europeu, desde 2016. Lula destacou a falta de diálogo entre os países e jogou a culpa em seus antecessores: “houve irresponsabilidade de quem governou o Brasil nos últimos seis anos”, referindo-se a Michel Temer e Jair Bolsonaro.

As reuniões são previstas para acontecer a cada dois anos, mas Costa pretende realizar a cúpula anualmente. Já o petista enxergou a oportunidade de reaproximar os dois países, uma vez que Temer chegou a desmarcar uma viagem em 2018 e Bolsonaro não foi a Portugal durante o mandato.

Ao fim do evento, uma declaração conjunta foi emitida com muitas menções ao fortalecimento das relações Brasil-Portugal. Os tópicos vão de economia à saúde, e o conflito que acontece na Ucrânia também foi abordada, com repúdio sobre a guerra no Leste Europeu.

O documento anuncia a assinatura de 11 novos instrumentos de cooperação entre os dois governos para aprofundar as relações bilaterais, como a equivalência de currículos escolares. validação mútua de diplomas e cooperação científica na área da saúde.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.