Deltan critica PL das Fake News com notícia falsa sobre “censura à Bíblia”

Atualizado em 25 de abril de 2023 às 16:14
Deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Foto: Reprodução

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) tem feito campanha contra o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, e usou uma notícia falsa para se manifestar contra o projeto. Ex-procurador, ele publicou uma imagem dizendo que, com a aprovação do texto, alguns versículos bíblicos seriam banidos das redes sociais.

“Até a fé será censurada se nós não impedirmos a aprovação do PL da Censura, que terá sua primeira votação hoje”, escreveu Deltan. Segundo a publicação, ao menos 11 versículos bíblicos seriam banidos pelo projeto.

Ao contrário da fake news compartilhada pelo deputado, o texto tem uma medida tratando do tema. Se aprovado, o projeto não vai restringir manifestações artísticas, intelectuais ou de conteúdo religioso.

Orlando Silva (PCdoB-SP), seu colega de Câmara e relator da votação, deixou claro que a informação é falsa e que o ex-procurador participa de “campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata”. “Só reforça a URGÊNCIA da regulação. PL 2630 JÁ”, afirma o parlamentar.

O deputado tem chamado o projeto de “PL da Censura” e, segundo ele, o texto pode ameaçar a liberdade de expressão no país. Deltan ainda diz que o governo vai “decidir” e controlar o que pode ou não ser publicado nas plataformas.

A Câmara dos Deputados decide se o Projeto de Lei 2630/2020 deve ser votado com urgência. O texto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e prevê medidas para o combate à disseminação de conteúdo falso e contas geridas por robôs, por exemplo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.